No Brasil, 79% das pessoas com mais de 16 anos admitem tomar medicamentos sem prescrição médica ou farmacêutica. Embora comum, a prática da Automedicação envolve sérios riscos para a saúde dos brasileiros e brasileiras.
Um dos maiores problemas relacionados à automedicação é o desconhecimento dos riscos associados a determinados medicamentos. Muitas pessoas adquirem fármacos sem entender completamente suas interações, efeitos colaterais e possíveis contraindicações. Essa falta de informação pode levar a complicações de saúde significativas, especialmente quando se trata de combinação inadequada de medicamentos.
Essa falta de informação pode levar a complicações de saúde significativas, especialmente quando se trata de combinação inadequada de medicamentos.
Outro problema relacionado à medicamentos é a resistência bacteriana, causada pelo uso indiscriminado de antibióticos. A utilização inadequada desses medicamentos, sem a prescrição adequada, pode resultar em bactérias mais resistentes, tornando tratamentos futuros menos eficazes e aumentando os riscos de infecções graves.
Além disso, a automedicação impede a avaliação correta do quadro clínico, atrasando diagnósticos importantes e o início de tratamentos adequados, entre outras complicações possíveis.
PACIENTE ATENÇÃO: Sempre busque a orientação de um profissional de saúde, médico ou farmacêutico de confiança e preserve sua saúde de forma efetiva e eficaz.
Com carinho,
Equipe Vidaia Care 💜
Fonte dados de automedicação no Brasil: https://ictq.com.br/pesquisa-do-ictq/871-pesquisa-automedicacao-no-brasil-2018
Comentários